segunda-feira, 21 de junho de 2010

CALA BOCA REDE GLOBO



As brincadeiras de “Cala boca” no Twitter, que começaram com uma “inocente” gozação com o Galvão Bueno, acabaram tomando outro contorno com a ascensão do “CALA BOCA TADEU SCHMIDT” ao topo dos Trending Topics do sistema.

Assim como a primeira campanha, que tinha como alvo o locutor e, além de brincadeira, transmitia a insatisfação com o besteirol excessivo da narração, o novo “CALA BOCA” carrega junto uma mensagem mais interessante: as redes sociais estão tornando perigosas as manobras de manipulação da opinião pública, pois basta que um pequeno grupo perceba a jogada e inicie uma onda de mensagens para fazer com que o resultado seja o oposto do esperado.

Não acompanho tanto futebol para fazer uma análise do que a Globo resolveu chamar “Era Dunga” e nem mesmo do Dunga como sujeito, mas fica claro que, de longa data, de bem antes do início da Copa, o jornalismo esportivo da Globo investe pesado contra o técnico. Tenho colegas, mais ligados em futebol que eu, que torcem contra a atual seleção por simples antipatia pelo técnico, por birra. Parte dessa antipatia pode ter sido conquistada pelo próprio Dunga, mas, observando o quadro com mais cautela, percebe-se que a grande maioria repete feito papagaio ataques pré formulados contra o técnico e contra a seleção.

A explosão do Dunga contra o tal Escobar, não obstante ter sido uma cena feia, uma atitude desaconselhável, sobretudo naquele ambiente e naquela ocasião, não parecia ter surgido simplesmente ali. O cara estava enfurecido e parecia vir, de longa data, acumulando motivos para tanto.

Diz-se que Alex Escobar é dos que movimentam as futricas que jogam o povo contra o técnico, divulgando que ele mantém jogadores contundidos em atividade e omite a informação, esse tipo de coisa. Depois do ocorrido, no Fantástico, Tadeu Schmidt fez um ressentido discurso, tomando as dores do “jornalismo”, como se Dunga, ao explodir contra Escobar, estivesse ofendendo a imprensa como um todo.

Enfim, não tenho e nem pretendo ter elementos para julgar as causas do ocorrido, o que me interessa são os efeitos: o “CALA BOCA TADEU SCHMIDT” significa na verdade um “CALA BOCA REDE GLOBO” e isso é realmente interessante. É importante que os brasileiros exercitem essa capacidade e ponham-na em prática mais vezes e em ocasiões em que o assunto seja mais relevante do que uma simples birra com o técnico da seleção. Vejamos se conseguimos emplacar um CALA A BOCA REDE GLOBO nas eleições que vêm por aí, por exemplo.

3 comentários:

  1. Bota pra foder, Dungão !
    Escobar ??? O único Escobar que prestava foi assassinado !

    ResponderExcluir
  2. Cara, isso surgiu com aquele lance da "Era Dunga" da Copa de 90. Apesar das conquistas de 94 e ter calado a boca da imprensa com a conquista da Copa América, formando um grupo fechado, sem margem a estrelismos, blindando o grupo contra o assédio e fuxicos dessa mesma imprensa, o Dunga é um cara rancoroso e arrogante. Falta jogo de cintura pra driblar tudo isso. Levou pro lado pessoal e é até agressivo em suas colocações. Precisa disso?! A Globo vai fazer a "caveira" dele se não trouxer a taça. É melhor nem pisar na terra brasilis, em caso de fracasso. Mas to com o Dunga e a seleção. Não torço contra de jeito nenhum. Antes um Dunga prepotente e rancoroso a uma derrapada da seleção na Copa! Brasiiil-sil-sil-sil.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, ele decidiu partir pra um "vencer ou vencer" mesmo. Se ele perder essa copa a Globo vai fazer a caveira dele aqui. Mas aí é entre ele e a Globo!

    O que eu tô achando interessante é essa coisa do tiro da globo ter saído pela culatra, pelo menos no caso do discurso do Tadeu, porque com o acirramento do embate entre eles e o Dunga, parece que o "internauta" optou por solidarizar-se com o Dunga, mesmo ele sendo grosso, arrogante e a porra toda. Isso é que torna a coisa mais interessante. :)

    ResponderExcluir